Dicas Canadá

10 Passos para cuidar de sua Saúde Mental no Canada

A Saúde Mental de um recém chegado no Canadá é um assunto muito importante, mas ainda pouco comentado. Nós sabemos que mudar para o Canadá é um sonho recheado de expectativas e realizações, e pode ser maravilhoso e muito desafiador a mesmo tempo. Ao mudar para o Canadá, o imigrante diversas vezes enfrenta novos hábitos, costumes e culturas canadenses, que agora farão parte de sua vida, mas esse processo para um imigrante no Canadá não é algo a ser desprezado.

Para te ajudar nessa nova fase de sua vida no Canadá, a e-Visa Immigration, junto com duas especialistas, a psicoterapeuta Paula Coutinho e a nutricionista Vanessa Montagner, juntamos 10 dicas para você manter uma sua mente saudável enquanto se ajusta à sua nova casa no Canadá.


1. Se valorize!

Independente se você veio em busca de estudos, trabalho ou imigração para o Canadá, sabemos que a rotina pode ser estressante, principalmente no começo, entre conhecer a seu novo país, comparecer às suas aulas e se dedicar à um novo emprego – e é muito comum o imigrante ser muito exigente consigo mesmo, menosprezando suas conquistas e por vezes até deixando oportunidades escaparem por darem atenção àquela voz interior que diz que você não é capaz ou bom o suficiente. Tais pensamentos podem ter uma força maior do que imagina na sua adaptação à nova vida no Canadá. Lembre-se: Não diga para si o que não diria para seu melhor amigo!


2. Esteja Presente – e consciente

meditacao

Muitas pessoas, ao decidirem se mudar para o Canadá, acreditam que seja a solução para o alcance da felicidade plena. Claro, estar em um país que possui uma boa qualidade de vida, segurança e educação de alto nível são vantagens insubstituíveis, mas uma boa dica para quem está com dificuldades de adaptação no Canadá é a prática da atenção plena, a meditação e mindfulness, que ajudam com que você consiga prestar atenção no momento presente, controlar suas emoções, e afastar os pensamentos negativos – te conecta com você mesmo. Em teoria pode parecer simples, mas requer muita prática e insight.


3. Se envolva com as pessoas certas



“Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”
Esse antigo provérbio é famoso por um motivo.
Todos nós somos feitos para conexões humanas. No entanto, todos sabemos que existem amigos que te ajudam a crescer, ficam felizes por suas conquistas, e fazem com que seja a versão melhor de si mesmo. Mas também há aqueles que fazem o contrário – sempre te colocando para baixo e te desmerecendo.

E quando se é um imigrante ou estudante recém chegado em um país diferente, é comum se sentir um tanto sozinho no começo da sua vida no Canadá e procurar se conectar com as mais diversas pessoas, o que é ótimo, contudo, a psicoterapeuta Paula Coutinho deixa a dica: Dê uma olhada nas pessoas à sua volta e se pergunte se elas contribuem para o seu crescimento, ou impedem você de atingir os seus objetivos de ser bem sucedido em sua nova vida canadense.


4. Durma com os anjos


Novamente, sabemos que começar uma vida nova no Canadá ou em qualquer país novo pode ser um pouco caótica – assim, o descanso é uma mercadoria escassa. Ele é o primeiro a ser jogado de lado quando outras prioridades surgem em nossas vidas, seja encontrar um bom lugar pra morar, ficar em dia com estudos, conseguir uma grande oportunidade de emprego, e claro, fazer novos amigos no Canadá! Mas seu corpo e sua mente precisam de energia para trabalhar em sua capacidade total e lidar com os estresses do dia a dia da sua vida no Canadá. Então vá lá, vista seu pijama mais confortável, apague as luzes e tire uma boa noite de sono!


5. Dormiu? Agora acorde e faça exercícios!

exercicio fisico

Sim, nós sabemos – você está cansado de saber dos benefícios da atividade física. Não há ninguém que discorde das vantagens do exercício, contudo, são poucos os que realmente criam uma rotina e hábitos regulares de exercícios. O lema aqui deve ser: Menos promessas e mais ações.

Não estamos dizendo que você precisa correr uma maratona, as pesquisas recomendam que de 20 a 30 minutos por dia, 3 a 4 dias por semana já são suficientes para fazer proveito dos benefícios físicos e mentais da prática de atividades físicas.

Essa prática regular não faz bem apenas para seu coração e musculatura: também ajuda em uma ampla gama de problemas, desde estresse à ansiedade e depressão.

Chega de desculpas! Você não precisa pagar a mensalidade de uma academia chique ou um personal trainer caro – pegue um tênis e dê uma caminhada ao ar livre – aproveite para conhecer melhor a sua nova casa no Canadá 😉

Inclusive, o Canadá é cheio de trilhas e parques para você começar a praticar exercício ao ar livre – que tal andar de bicicleta pelo Stanley Park, em Vancouver, de vez em quando? Garantimos que não irá se arrepender!


6. Coma bem

alimentacao saudavel

Sobre a alimentação, a nutricionista Vanessa Montagner afirma “qualidade de vida começa de dentro para fora”. A profissional aconselha manter uma dieta equilibrada, rica em fibras, proteínas e vitaminas, evitando alimentos processados e industrializados. Sorte que o Canadá é inclusivo não só em sua população, mas em sua culinária também – há restaurantes e espaços para todos os tipos de cultura, dieta e gostos!

A profissional também comenta sobre os meses de inverno no Canadá: “como não temos muito sol, a tendência é ficarmos com níveis baixos de Vitamina D, sendo recomendada a suplementação”. A deficiência dessa vitamina pode causar baixa imunidade, depressão, alergia, entre outros – então, atenção redobrada!


7. Ajude o próximo


Não é egoísmo – ajudar outras pessoas vai te fazer se sentir melhor consigo mesmo. Faça algum tipo de voluntariado, ajude aquela senhora a atravessar a rua – faz bem para todos os envolvidos!

Independente da onde você decida morar no Canadá, é possível encontrar várias oportunidades de trabalho voluntário. Pergunte pro professor, colega, vizinho ou até pesquise em sites do governo – sempre existe alguém precisando de ajuda.


8. Evite álcool e outras drogas


Quando sua saúde mental está debilitada, é tentador recorrer à meios rápidos e “práticos” em busca de uma solução. Mas lembre-se: essas soluções, esse alívio será apenas temporário – e depois que o efeito passar, pode ser ainda pior para seu bem-estar.

Se você tiver maioridade, ninguém irá te impedir de comemorar sua nova vida no Canadá de vez em quando – mas procure manter o controle sempre!


9. Ache seu jeito de lidar com o estresse

desenho

Perceba que é o SEU jeito de lidar com o estresse, não UM jeito. Cada pessoa é uma pessoa – uns podem relaxar desenhando um quadro, outros com uma caminhada em um dos inúmeros parques nacionais do Canadá, ou um longo banho de banheira. Ache o que dá certo para você e insira em sua rotina.


10. Construa planos para seus objetivos


Ter um objetivo é sempre bom, aliás, não foi assim que sua jornada para morar no Canadá começou? Mas é fácil de decepcionar se você prestar atenção somente no resultado final. Traça um plano: o que você pretende e PODE fazer para tornar esse objetivo realidade? Escreva (isso mesmo, pegue um papel e uma caneta) cada etapa do processo, e dê um passo de cada vez – cada etapa vencida é uma vitória!


BÔNUS: O mais importante – Não tenha vergonha de pedir ajuda!


Se você sentir que precisa de algum profissional para te auxiliar a melhorar sua saúde mental, saiba que pedir ajuda não é sinal de fraqueza, e sim de força! O Canadá oferece diversos canais de apoio à saúde mental, muito deles gratuitos. Procure entender o sistema de sua província de escolha e não deixe de se cuidar!
 
 
Paula Coutinho é psicoterapeuta formada com mestrado em Vancouver e registrada na British Columbia Association for Clinical Counselor (BCACC). Ela trabalha nos setores público e privado como terapeuta infantil e familiar. Confira o site dela @ www.psychotherapistroom.ca

Vanessa Montagner é nutricionista consultora, especializada em low carb diet atuando em Vancouver, BC. Para mais informações entre em contato  contact.vanessamontagner@gmail.com

Está pronto para ter a vida que sempre sonhou no Canadá?
Contate um de nossos consultores especialistas em estudos, vistos e imigração e garanta já seu planejamento personalizado!

Author