Dicas Canadá, Imigração, Programas de Imigração, Visto para o Canadá

PERMISSÃO DE TRABALHO NO CANADÁ: ENTENDA COMO FUNCIONA



O Work Permit é uma permissāo de trabalho para indivíduos qualificados, permitindo que  eles trabalhem no Canadá por um período específico.


O  Canadá é um ótimo destino para pessoas que procuram trabalhar no exterior. O Work Permit  permite que empresários, trabalhadores permanentes, estudantes e outros candidatos qualificados trabalhem no Canadá. Na maioria dos casos, os candidatos precisam ter uma oferta de trabalho em mãos para solicitar o visto de autorização de trabalho.

Existem inúmeras maneiras de trabalhar no Canadá. Nesse posts,  iremos falar sobre alguma das formas mais  comuns para obter uma autorização de trabalho:

1 – Através de um programa de estudos (part time – durante os estudos);

Quando você estuda qualquer post-secondary program  no Canadá, que é uma instituição de ensino designada e a duração do programa é de pelo menos 6 meses, você tem permissão para trabalhar até 20 horas por semana durante seu programa de estudos. Embora você não receba uma autorização formal de trabalho, você tem permissão para trabalhar no Canadá enquanto estuda.

2 – Por meio de um programa de estudo com Co-Op

A Co-Op é como um estágio que faz parte integral dos seus estudos no Canadá. Durante o seu Co-Op, você pode trabalhar em tempo integral, até 40 horas por semana.

3 – Ao final do programa de estudos, com o Post-Graduate Work permit

Quando você conclui um programa de estudos pós-secundário qualificado de pelo menos 8 meses de duração em uma instituição pública ou quando se forma em um bacharelado, mestre ou doutorado em uma instituição pós-secundária pública ou privada no Canadá, você se qualifica para uma autorização de trabalho de pós-graduação que lhe dá autorização para trabalhar no Canadá por pelo menos a mesma duração de seu programa de estudos, até três anos.

4 – Como cônjuge acompanhante de um estudante post-secondary 

Se você estiver acompanhando seu cônjuge ou companheiro durante os estudos no Canadá, e seu cônjuge ou companheiro estiver matriculado em um programa de estudos pós-secundário qualificado de pelo menos 8 meses de duração, você pode ser elegível para um autorização de trabalho aberta / irrestrita durante os estudos de seu cônjuge no Canadá.

5 – Com visto de trabalho obtido com o pelo Working Holiday visa, Young professionals’
programs


O Canadá tem acordos com vários países e instituições que podem permitir que você se qualifique para uma autorização de trabalho no Canadá. O visto de trabalho e férias é uma autorização de trabalho aberta / irrestrita geralmente válida por pelo menos 1 ano. O visto para Jovem Profissional geralmente estará vinculado a um empregador canadense e costuma ser emitido por pelo menos 1 ano.
Outros requisitos incluem ser cidadão de um país participante, ter entre 18 e 35 anos, ter seguro médico para o período autorizado para sua estadia e passar por um controle criminal e de segurança.
A lista de países participantes é muito extensa e inclui a maioria dos países europeus, Chile, Costa Rica, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Taiwan e Hong Kong.

6 – Com visto de trabalho obtido em acordos internacionais – Acordos de Livre Comércio (Free Trade Agreements)

Vários países têm acordos com o Canadá que permitem a emissão de autorização de trabalho para determinados profissionais ou técnicos. Os países participantes incluem México, EUA, Colômbia, Peru, Panamá, Coréia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Brunei, Cingapura, Japão, Malásia e Vietnã, entre outros.
Observe que os termos e condições podem variar de acordo com cada município e ocupação.

7 –  Sendo transferido para uma Canadian entity – Intra-Company transferes

Se você trabalha para uma empresa que tem um relacionamento com uma Canadian entity e a entidade canadense oferece a você uma oferta de trabalho em uma posição gerencial ou executiva, você pode se qualificar para uma autorização de trabalho específica do empregador por meio da isenção de LMIA, Intra-company transferee category.

8 – Por meio do programa French-Mobility

Você fala francês e tem uma oferta de emprego de um empregador canadense qualificado fora de Quebec? Você pode se qualificar para uma autorização de trabalho específica do empregador por meio da categoria de programa de mobilidade francesa isenta do LMIA. 

9 –  Ao receber uma oferta de emprego, por meio do Labour Market Impact Assessment (LMIA)

Os empregadores canadenses que desejam contratar trabalhadores estrangeiros temporários devem obter uma Labour Market Impact Assessment (LMIA)) neutra ou positiva emitida pela  ESDC. A autorizacçāo sera emitida se  ESDC considerar que não há nenhum cidadão canadense ou residente permanente disponível para fazer o trabalho.
Com a carta de aprovação do LMIA e a oferta de trabalho, o trabalhador estrangeiro pode enviar um pedido de autorização de trabalho temporário canadense ao IRCC, caso seja aprovado ele irá receber a employer-specific work permit,  que geralmente é válida por até 2 anos.

10 –  Ao receber uma oferta de emprego em ocupações de Tecnologia, por meio do programa Global Talent Stream

Os empregadores canadenses que desejam contratar trabalhadores estrangeiros temporários no setor de tecnologia ou com habilidades únicas podem se inscrever para um LMIA por meio do Global Talent Stream program.
O fluxo de Talento Global não exige prova de que não há nenhum residente canadense ou permanente disponível para fazer o trabalho e, além de documentos e formulários regulares, envolverá uma negociação com o ESDC sobre como a empresa pode contribuir para o mercado de trabalho canadense.
Com a carta de aprovação do LMIA e a oferta de trabalho, o trabalhador estrangeiro pode enviar um pedido de temporary work permit ao  IRCC e receber o employer-specific work permit.
 A autorização de trabalho é emitida com base e Global Talent stream e é geralmente válida por até 2 anos, dependendo dos termos da oferta de trabalho.

11 – Ao receber uma nomeação em um dos vários programas provinciais disponíveis, employer-driven provincial programs 

O Canadá tem 10 províncias e 13 territórios e, em sua maioria, todos eles têm pelo menos um employer-driven stream available for employers, que permite a contratação de estrangeiros. Ao receber uma nominação no employer-driven stream você pode se qualificar para uma employer-specific work permi, , emitida por 1 ou 2 anos, dependendo do stream que  você se inscreveu.
12 – Ao receber um endorsement  de um dos employer-driven pilot programs disponíveis 
O Canadá tem vários programas piloto que permitem que os empregadores tragam trabalhadores estrangeiros para o Canadá e atendam às necessidades específicas de uma região, como o Atlantic Pilot Program que inclui as províncias de Nova Scotia, New Brunswick, Prince Edward Island,  Newfoundland e Labrador.
O Rural Northern Pilot program inclui comunidades rurais em todo o Canadá ou áreas específicas como o Agri-Food Pilot program.
Esses programas pilotos são, em sua maioria sāo conduzidos pelo empregador, que permitem que candidatos qualificados se inscrevam para obter uma autorização de trabalho no Canadá e, na maioria dos casos, também para a residência permanente.

13 – Ao receber uma oferta de emprego para cuidar de crianças ou idosos

Se você atender aos requisitos de educação, idioma e experiência para receber uma oferta de emprego como home care support worker (geralmente para cuidar de idosos ou pessoas com necessidades especiais) ou home child care provider (babá, para cuidar crianças), você pode se qualificar para uma autorização de trabalho no Canadá.

14 – Ao enviar seu pedido de imigração dentro do Canadá por meio de um dos mais de 80 programas de imigração disponíveis;

Se você se qualificou para imigração para um stream interno do Canadá, você pode se qualificar para o open-unrestricted work permit. Em alguns casos, você só se qualificará se já for titular de uma autorização de trabalho que irá expirar em 4 meses ou menos. Este tipo de permissão de trabalho é conhecido como Bridging open work permit

15 – Depois de ser sponsored por seu cônjuge canadense ou parceiro em união estável através Canada Spousal or Common-law partner Sponsorship program

Se você tiver um status válido no Canadá como visitante, estudante ou trabalhado e enviar uma inscrição no programa spousal or Common-law partner Sponsorship, você se qualifica para uma open/unrestricted work permit   pelo tempo de processamento esperado de sua inscrição, geralmente emitida por 1 ano.

Como você pode ver existem diversas maneiras para trabalhar legalmente no Canadá. Se você deseja mais informações e quer imigrar com um profissional com bastante experiência e aumentar suas chances de sucesso, entre em contato conosco.

Author