Dicas Canadá

As 10 coisas que um novo imigrante no Canadá deve fazer

Foi um caminho árduo até aqui – sua primeira consultoria de imigração, a decisão do plano ideal baseado no seu perfil, a tão temida prova de proficiência de inglês. Mas o grande dia chegou: Você chegou no Canadá! Como estudante, trabalhador ou residente permanente, agora, o Canadá é a sua casa.

Mas a sua jornada só começou! Para ter certeza de que o seu período no Canadá ocorra sem nenhum imprevisto ou dor de cabeça, siga o nosso passo a passo do novo imigrante no Canadá:

1. Ainda no aeroporto


Assim que chegar no Canadá, procure por quiosques de informações no aeroporto – normalmente, eles possuem vários panfletos que podem ajudar a sua adaptação durante os seus primeiros dias no Canadá.

2. Moradia no Canadá

Moradia no Canada

Se você seguiu nossas dicas, você já tem uma acomodação para pelo menos seus primeiros dias como residente no Canadá. Alguns preferem ficar em acomodações como airbnb , hotel ou em uma homestay (casa de família) por um período até achar um lugar para chamar de seu. Outros já querem chegar no Canadá com uma casa própria (Se esse é o seu objetivo, podem contar conosco pois temos parceiros dedicados à encontrar sua casa perfeita no Canadá).


Independente de sua preferência, morar no Canadá pode ser maravilhoso, mas assim como em qualquer outro lugar, tome cuidado para não se perder! Tenha certeza de se familiarizar com seu bairro e arredores, prestando atenção nos pontos de transporte públicos, supermercados, lojas, e tudo o que for essencial para você começar sua vida no Canadá!

3. Obtenha um plano de celular


Além de te permitir matar a saudade da família e amigos que ficaram no Brasil, você precisa de um novo meio de comunicação dentro do Canadá, não só para seu desenvolvimento social quanto profissional. Existem diversas operadoras de celular no Canadá – é só escolher aquela que se encaixa no seu bolso e no seu estilo de vida.

4. O cartão de Residente Permanente Canadense

Depois que você faz o landing no Canadá, o formulário IMM 1000 é a sua prova de residência permanente canadense. Mas não é muito prático e nem seguro manter esse documento com você o tempo todo, por isso, recomendamos que você solicite o seu cartão de Residente Permanente no Canadá – e uma prova conveniente e prática que pode substituir o IMM 1000 na maioria dos casos.


5. Obtenha o seu SIN para poder trabalhar no Canadá.


Sem o Social Insurance Number (SIN), você não pode trabalhar no Canadá ou aplicar para qualquer tipo de benefício do governo Canadense. Isso é válido para qualquer indivíduo no Canadá, seja como estudante (study permit), trabalhador (work permit) ou residente permanente. Lembrando que uma pessoa com status de estudante (em posse de um study permit) é permitido a trabalhar apenas part-time, ou seja, 20 horas semanais. Para mais detalhes de como trabalhar no Canadá, confira o nosso blog post sobre o assunto!

6. O Sistema de Saúde do Canadá

Sistema de Saude Canada

O Sistema de Saúde canadense é conhecido por sua eficiência, então tenha a certeza de desfrutar desse benefício logo! Mas atenção: Em algumas províncias há um período de carência de 3 meses, por isso, é ideal que você aplique o quanto antes, e tenha um seguro saúde que garanta a sua cobertura e de sua família durante esse período. Cada província possui seu próprio sistema de saúde, com suas próprias regras e taxas. Se você quer saber mais sobre o Sistema Público de Saúde do Canadá, mais especificadamente de Brithsh Columbia, você pode acessar nosso blog post dedicado inteiramente ao assunto.

7. Abra uma conta em um banco no Canadá.


Abra uma conta em um banco perto de sua casa para evitar grandes dores de cabeça. Somente com uma conta em um banco canadense você pode começar a trabalhar no Canadá, consegue administrar seu dinheiro, pagar suas contas e começar um histórico de crédito.

8. Matricule seus filhos em uma instituição de ensino canadense.

Escola no Canada

Se veio com seus filhos, matricule-os em uma escola canadense – não só é importante para o futuro de seus pequenos no país, é obrigatório que toda criança entre as idades de 5 e 16 anos estejam matriculadas em uma instituição de ensino básico no Canadá. Para mais informações sobre as escolas locais disponíveis para matricular o seu filho, você deve contatar a school board da sua cidade, enquanto isso, temos um blog post inteiramente dedicado à como criar filhos no Canadá, confira!

9. Obtenha uma habilitação Canadense.


Se pretende dirigir, você deve providenciar uma carteira de motorista do Canadá.  Dependendo do seu tipo de visto, a sua carteira de habilitação nacional só é válida pelos primeiros meses no país. As regras, preços e condições para dirigir no Canadá são diferentes para cada província – cheque com o órgão responsável local.

10. Aproveite tudo o que o Canadá tem a oferecer!

Lazer no Canada

Passeie pelo seu bairro, se aventure em um dos maravilhosos parques nacionais, peça um double-double no Tim Hortons, experimente um belo Poutine! Faça do Canadá a sua casa!



E então, está pronto para realizar o seu sonho de morar no Canadá?

Se você ainda não começou o seu planejamento, agora é a hora – contate um de nossos especialistas em imigração e vistos e tire o seu Plano Canadá do papel!