Dicas Canadá

Como o COVID-19 pode afetar o meu processo de imigração para o Canadá.

Os tempos são incertos, e a cada dia há uma nova informação – por isso nós da Família E-Visa juntamos as perguntas que mais recebemos sobre o impacto do COVID-19 na imigração para o Canadá, para você ficar mais tranquilo e certo do seu #PlanoCanadá!


Restrições da fronteira Canadense – Meu visto já foi aprovado, eu posso entrar no país?


Documentos de viagem

Para visitantes (vistos de turista ou Eta)

Mesmo com um visto de turista com Eta (Eletronic Travel Authorization) válido, a sua entrada no Canadá pode ser vedada. Sua viagem só será autorizada se for por um motivo emergencial e essencial – o que será avaliado e determinado pelo governo do Canadá.

Para estudantes internacionais (com study permit)

Tenha em mente que as instituições de ensino do Canadá não estão administrando aulas presenciais – ou foram adiadas ou estão sendo através do formato online. Dito isso, se o seu visto de estudante canadense foi aprovado até o dia 18 de Março de 2020, e você não apresente nenhum dos sintomas relacionados ao COVID-19, você ainda terá permissão para entrar no Canadá. Contudo, algumas medidas ainda deverão serem tomadas:

      • – Realização de uma triagem de sintomas antes e depois de embarcar no avião.
      • – Utilização de máscaras que cubram o nariz e a boca durante a sua viagem.
      • – Isolamento obrigatório de 14 dias após o desembarque. Nesse caso, você terá que provar que possui um local para ficar onde não tenha contato com outras pessoas de risco. Além disso, você deve se deslocar do aeroporto DIRETAMENTE ao seu local de acomodação.


Para trabalhadores internacionais (com work permit)

Os cuidados a serem seguidos antes, durante e após a sua viagem são os mesmos dos citados acima para estudantes internacionais. A não ser que você seja um trabalhador ou fornecedor de serviços considerados essenciais, o seu visto também deve sido aprovado até dia 18 de Março de 2020. 

Contudo, é importante saber que para trabalhar de forma legal no Canadá, você deve possuir o SIN (Social Insurance Number). E até a data desta publicação, os Service Canada Centers não estão em atendimento, assim, só é possível aplicar para o seu SIN por correios ou online. Até você ter esse número em mãos, não é permitido que o recém chegado trabalhe no Canadá – nem em home office. Se você quer saber mais sobre número SIN e como trabalhar no Canadá, você pode checar o nosso blog post sobre o assunto.


Para residentes permanentes

Se a sua residência permanente canadense foi aprovada até o dia 18 de Março de 2020 e você ainda não entrou no Canadá, você terá permissão de entrar no país, desde que siga os cuidados necessários e instruções de segurança mencionadas anteriormente.

Todos os horários marcados para o landing presencial foram cancelados até segunda ordem, e estão sendo remarcadas para serem feitas por vias telefônicas. Se isso não for possível, deverá aguardar até que uma nova data esteja disponível. O próprio governo canadense deve entrar em contato para guiar os próximos passos.

Se a sua residência permanente já foi aprovada mas deve expirar antes de você conseguir viajar para o Canadá, você deve preencher um formulário no site do governo explicando o porquê está impossibilitado de entrar no Canadá. Assim que as restrições na fronteira não estiverem mais em andamento, você deve usar o mesmo formulário para entrar em contato com oficiais do governo para que eles possam te indicar a melhor maneira de como prosseguir.

Se você não tem certeza de quais são os seus próximos passos no seu processo de imigração para o Canadá, não deixe de consultar um de nossos especialistas em vistos, estudos e imigração


Prazo de Processamentos e Cursos Online – Como a quarentena pode influenciar o meu intercâmbio para o Canadá?

Cursos Online

Cursos Online

Muitas instituições de ensino no Canadá estão ofertando seus cursos em formato online até que as restrições impostas pelo COVID-19 sejam revogadas. Isso quer dizer que você pode começar o seus estudos do Brasil e concluí-los no Canadá, sem perder tempo!

Se você estiver com o visto de estudos para o Canadá aprovado e matriculado em um curso que tenha início em Maio ou Junho de 2020, em uma instituição que te dê direito ao PGWP, (Post Graduation Work Permit – para saber mais sobre esse visto de trabalho para estudantes, acesse nosso blog post sobre o assunto no site da Canucks Intercâmbio) você poderá realizar até metade do seus estudos de forma online sem que isso afete sua elegibilidade à permissão de trabalho canadense.

Ainda precisa fazer o Pathway para entrar em uma instituição de ensino no Canadá? Converse com o seu consultor educacional, pois muitas universidades e suas escolas parceiras estão oferecendo a opção do Pathway 100% Online, para que você possa vir para o seu intercâmbio no Canadá já pronto para ingressar em um ensino superior.

Então para quê perder tempo, não é mesmo? Seu sonho de ter um ensino de qualidade em uma universidade Canadense não pode esperar!


Provas de Proficiência de Inglês

Se você acha que o seu plano de fazer um intercâmbio no Canadá encontrou um empecilho por conta da prova de proficiência de inglês, está muito enganado! Mesmo com as restrições impostas, você ainda tem 3 opções para realizar seu sonho de estudar no Canadá:

  • – Duolingo: Muitas instituições passaram a aceitar o Duolingo Test como requisito de idioma.
  • – IELTS Indicator: A versão Acadêmica do IELTS agora pode ser feita online, do conforto de sua casa!
  • – TOEFL IBT Home Edition: O formato é idêntico ao TOEFL presencial, mas do seu computador e da sua casa.


Mas atenção: Cada instituição e prova de proficiência de inglês possui suas próprias regras e limitações – para saber qual o melhor caminho para o seu objetivo,
contate o seu consultor educacional!

Ainda posso enviar meus documentos ao WES para validação do meu diploma?

Até o momento dessa publicação, o World Education Services (WES) está trabalhando remotamente, mas a sede se encontra fechada, e assim impossibilitada de receber documentos por correio. A organização concedeu a opção de receber documentos eletronicamente, mas isso deverá ser checado com a sua instituição de ensino para avaliar a possibilidade.
 UPDATE: O WES divulgou que voltou a receber documentos por correio, contudo, o tempo de processamento está mais alto do que o usual.

Minha aplicação de residência permanente está em andamento, mas não consigo mandar os documentos. E seu meu prazo acabar?

Segundo o governo canadense, nenhuma aplicação de residência permanente em andamento será recusada por falta de documentos devido às restrições impostas pelo COVID-19, desde que siga todos os outros requerimentos. Você terá automaticamente 90 dias para completar os próximos passos (não importando o que sua carta de instrução diga). Alguns dos passos que você pode estar impossibilitado de completar são:

  • – Envio de documentos como passaporte e antecedentes criminais.
  • – Realização de exames médicos
  • – Coleta de biometria.

Benefícios do Governo Canadense: Quais são, e eu sou elegível?


Beneficios Canadenses



Canada Emergency Response Benefit (CERB)

Se você estava trabalhando, mas foi afastado por motivos relacionados ao COVID-19, o Canada Emergency Response Benefit (CERB) pode lhe conceder um suporte de renda temporário de CAD $ 500 por semana (por até 16 semanas).

Você tem direito à esse benefício canadense se é um trabalhador que:

  • – Mora no Canadá, com pelo menos 15 anos de idade;
  • – Parou de trabalhar por motivos relacionados ao COVID-19;
  • – Teve renda de trabalho de pelo menos CAD $ 5.000 em 2019 ou nos 12 meses anteriores à data de sua inscrição;
  • – Não pediu demissão do emprego voluntariamente.


Note que tais regras não mencionam o status de cidadania ou tipo de residência no Canadá. Assim, sendo residente permanente ou temporário, você ainda pode aplicar ao benefício, se encaixar nas regras acima.

Se eu estiver recebendo esse benefício do governo do Canadá, eu ainda posso patrocinar meus familiares ou cônjuge para residência permanente?

Sim, o Canada Emergency Response Benefit (CERB) não é considerado assistência social, assim, se você preencher todos os critérios para patrocinar seus familiares, você ainda é elegível para tal.



Se você tiver qualquer dúvida sobre o seu processo ou planejamento, ou se ainda não começou o seu Projeto Canadá e está pronto para dar o primeiro passo, conte com os nossos especialistas em vistos, estudos e imigração para o Canadá. Estamos atendendo online, com a mesma dedicação de sempre!

Para saber o seu perfil de imigração para o Canadá, faça nossa avaliação GRATUITA!