Dicas Canadá

Finanças no Canadá

(por José Cid – Ektos Financial)


Imigrar não é fácil!
Imigrar não é simples!
Imigrar é estressante para todos os envolvidos!
Imigrar coloca relacionamentos familiares em cheque!

Eu já moro no Canadá há mais de treze anos. Foram muitos anos de preparação antes de virmos, um ano entre dar início ao processo junto ao Consulado e a chagada ao Canadá já como imigrante. Destes períodos, o mais excitante foi o primeiro, de pesquisa, planejamento e discussão dos nossos sonhos. O mais estressante o segundo, com a mente a mil, pensando que a realização de nossos sonhos agora dependia de um carimbo nos nossos passaportes. Já o mais educativo o terceiro, depois que chegamos aqui. Muita novidade, muitas descobertas, muitos paradigmas deixados em pedaços…

Erramos muito, aprendemos muito, rimos muito, choramos muito. Nada vem em pequenas doses quando se está mudando o curso de uma vida, imaginem em uma família com seis pessoas, cada uma com suas necessidades, sonhos e preocupações… Eu sempre digo que imigrar não é para qualquer um. Mas é algo que todos deveriam considerar. Nenhum progresso acontece quando se fica parado. Não se aprende coisas novas sem curiosidade e vontade de absorver as novidades com um coração de criança, sem ideias pré-concebidas, apto a inchar com novidades!

Hoje me dedico à profissão que escolhi anos antes de vir para o Canadá, trabalhando com finanças pessoais como Investment Advisor e Insurance Broker. No meu trabalho ajudo muitos imigrantes como eu a navegar pelo complexo mundo das finanças pessoais canadense. Um sistema extremamente estável, justo, mas ao mesmo tempo complexo e com muitas variáveis que interagem o tempo todo. Eu também venho prestando coaching para várias famílias em fase de planejamento financeiro da transição para o Canadá. Decidi passar a oferecer este serviço porque vi muitas famílias tendo que adiar o plano Canadá, muitas vezes por longos anos, porque o dinheiro acabou.


O objetivo deste serviço é construirmos juntos um mapa para que seu desejo de imigrar e viver no Canadá tenha uma probabilidade maior de sucesso no aspecto financeiro. O processo que usamos tem várias etapas, como por exemplo, determinar sua situação financeira atual, quais seus objetivos de curto, médio e longo prazo, identificar potenciais problemas e possíveis soluções e alternativas, etc. Além disso divido minha experiência pessoal quando necessário.

Para as pessoas que estão chegando ao Canadá e ainda não tem renda aqui, eu desenvolvi um portfólio com objetivo de gerar uma renda mensal. O valor do investimento inicial é crítico para o sucesso deste portfólio e, de forma geral, é importante avaliar as características de cada pessoa ou família. Dito isso, esta estratégia pode ser adaptada às suas condições pessoais, gerando uma renda e reduzindo a velocidade que o patrimônio da família vai sendo consumido.

Como sempre, cada caso é um caso e o ideal é agendarmos uma consulta inicial. Para isso basta entrar em contato comigo no link: https://ektosfinancial.com/contact/

Desejo a todos vocês participantes do Canadá 360 sucesso no seu plano Canadá. Que seus sonhos se realizem!