Médico de Família no Canadá | Canada Immigration Service | E-Visa Immigration

Dicas Canadá

Médico de Família no Canadá

Dentre os muitos desafios de imigrar para o Canadá, está o de se adaptar a um sistema de saúde diferente do que há no Brasil. Um dos principais é o de encontrar um médico de família


TUDO DIFERENTE
É muito comum estudantes e imigrantes que moram no Canadá encontrarem muitas dúvidas sobre o sistema de saúde do país. O sistema de saúde canadense funciona baseado no trabalho de funcionários de saúde que prestam serviços para o governo. As verbas vêm tanto do financiamento público quanto da iniciativa privada e os médicos são trabalhadores autônomos que pagam suas próprias despesas com funcionários, locação dos consultórios e outras despesas. Os pacientes escolhem o médico e então os serviços são custeados pelo governo. Os médicos são pagos pela província para o qual prestam serviços. Há muitos sistemas de saúde diferentes no Canadá e cada província ou território tem o seu, pois eles atuam de acordo com as maiores necessidades apresentadas em cada região.

Em British Columbia, por exemplo, o plano do governo chama-se MSP (Medical Services Plan) e atende a todos os cidadãos canadenses, residentes permanentes, trabalhadores temporários e estudantes internacionais com work ou study permit válidos por mais de 6 meses. O MSP cobre os principais gastos mas não é gratuito como muitos pensam. Para o governo avaliar quanto cada pessoa terá que pagar mensalmente, é preciso se cadastrar no plano e depois de cerca de três meses o cartão de acesso fica pronto para usar. O valor mensal a ser pago varia de acordo com uma série de coisas como tamanho e renda familiar, por exemplo.

Além disso alguns serviços são cobrados à parte, como por exemplo, odontológicos, cirurgias estéticas, entre outros. Para saber mais, clique aqui: https://goo.gl/foScVc


MÉDICO DE FAMÍLIA O sistema público de prestação de serviços médicos no Canadá é muito bom. Porém, a há uma carência de profissionais no país. Por isso, encontrar um médico de família pode ser um grande desafio para quem acabou de chegar. O medico de família no Canadá é um clínico geral que acompanha o paciente durante anos e dá um atendimento especial aos mesmos, acompanhando o tratamento, indicando os melhores cuidados, medicação e exames, além de trabalhar na prevenção de doenças. A saúde canadense atua muito na prevenção e na conscientização das pessoas sobre sua saúde e qualidade de vida. Alguns brasileiros costumam estranhar o sistema de saúde canadense, pois não conseguem ir diretamente a um médico especialista e solicitar os exames que querem, como é usualmente feito no Brasil quando se tem um bom plano de saúde. Aqui para ser encaminhado a um ortopedista, por exemplo, é preciso passar pelo médico de família primeiro e é ele que vai encaminhar a pessoa a um especialista caso julgue necessário. Esse processo pode ser demorado também, uma vez que alguns especialistas têm uma demanda muito grande e pouca disponibilidade.

Segundo uma entrevista concedida para a revista Brazilian Wave em janeiro deste ano, o médico brasileiro Ricardo Brandão – que veio para o Canadá em 2010 para trabalhar como médico de família – considera esse sistema o melhor modo de atenção à saúde, como em várias partes do mundo, dando mais resultados e custando menos para a população de maneira geral. “Eu acho que é uma ótima maneira de se cuidar dos pacientes”, disse ele à revista. Muito procurado em Toronto, principalmente por brasileiros, ele aconselha: “Eu acho que a confiança mais do que no sistema, tem que ser no seu médico de família. A partir do momento que você encontra o médico que dá respostas às suas necessidades, você vai criar uma outra experiência com este profissional e desenvolver uma confiança no sistema”, conclui o médico. Há um sistema integrado de saúde e o governo tem várias clínicas credenciadas chamadas de Walk-in Clinics, onde não precisa marcar consulta prévia, é só ir até lá, mostrar seu cartão de acesso e aguardar pelo atendimento. Mas os médicos costumam fazer um atendimento básico nesses lugares. Para emergências médicas, é melhor ir até um hospital e fazer o check in no setor de emergência. Se o caso for realmente uma emergência a ser investigada, eles farão todos os exames necessários lá mesmo e indicarão a medicação adequada. O tempo de espera nos hospitais dependerá do seu nível de emergência. Em casos de extrema urgência, é melhor ligar para 911.


Então, para conseguir um médico de família, aqui vão algumas dicas:
  • Peça indicação a pessoas de confiança e que já usaram os serviços de um médico;
  • Use os sistemas de busca online disponíveis, como:
  • A província de British Columbia através do Grupo Provincial de Médico e Cirurgiões oferece um sistema de busca muito eficiente, no qual você pode buscar por médicos especialistas e family doctor, com opcões de filtro para facilitar a busca.
  • Acesse o site RateMDs para ver os médicos que estão aceitando novos pacientes. Importante: leia as avaliações dos médicos antes de escolher um.
  • Há também o site Opencare, onde pode-se buscar com filtros como proximidade e disponibilidade.
  • Quando você for a uma Walk-in Clinic fale da sua necessidade de se consultar com um especialista e peça a referência de um médico. Você terá que preencher alguns formulários. Se puder, leve exames e raios-x que você tenha trazido do Brasil, traduzidos para o inglês se possível.
  • Entre em contato com o Community Health Centre da sua região para saber quando um médico estará disponível;
  • Se você não gostar do seu médico ou médica de família na primeira consulta, procure outro. Muitas vezes as pessoas encontram o médico ideal depois de terem procurado muito e passado por experiências diversas, assim como no Brasil.
  • Em Toronto, por exemplo, o governo tem um programa que te ajuda a procurar um médico de família chamado Health Care Connect, onde eles ajudam a encontrar um profissional disponível. Porém, isso fica a critério deles e muitas vezes eles podem não acertar e indicar um médico que não atenda às suas expectativas.


Viver em um país mais justo e igualitário significa usar sistemas públicos de saúde que não privilegiam somente algumas classes sociais. O Canadá preza por isso, onde todos têm os mesmos direitos e para aproveitar o que o país tem de melhor nesse sentido, é preciso saber viver nesse sistema e se adaptar a ele. A e-Visa pode ajudar você!
Quer saber se você é elegível para imigrar ao Canadá? Entre em contato conosco! > Email: contact@evisaimmigration.com > Fone: +1 (604) 979-0909


Gostou do post? Então curta e compartilhe!

1 comentário

REPLY A MESSAGE