Dicas Canadá

Imigrar para o Canadá abrindo seu próprio negócio

Como você bem sabe, existem vários programas para imigrar para o Canadá, e um em particular é destinado a empreendedores que desejam abrir seu próprio negócio no Canadá. Aqui vamos contar um pouco como o programa StartUp Visa funciona e o passo a passo de abrir uma empresa aqui no Canadá. E algumas boas notícias para empolgar: você pode ter até 5 sócios (e suas famílias) aplicando para o StartUp Visa de uma única empresa.


O que é o Programa Startup Visa?


O Startup Visa é um dos diferentes programas de imigração no Canadá. Sendo um dos países mais acolhedores e rentáveis ​​para investimentos estrangeiros, e o objetivo deste programa de imigração é incentivar profissionais de todas as áreas a colocar seus projetos em prática no Canadá, ajudando assim o país a permanecer competitivo na economia global.


Quem pode se inscrever no programa StartUp Visa?


Se você deseja imigrar para o Canadá, deve iniciar seu planejamento o mais rápido possível (e podemos te ajudar passo a passo com isso, do início ao fim!). A primeira etapa é verificar os requisitos de elegibilidade para o programa. Para se qualificar para obter o StartUp Visa no Canadá, você precisa:


Ter um negócio qualificado


business

Como você pode imaginar ou até mesmo ter vivenciado, abrir sua própria empresa é um processo muito competitivo e desafiador; portanto, se dedique bastante em seu plano de negócios . Para obter um StartUp Visa, você deve primeiro ter sua ideia apoiada por uma instituição canadense designada (nomeada e licenciada pelo governo).

Além disso, verifique se as operações essenciais dos seus negócios serão realizadas no Canadá. Você pode ter filiais ou escritórios em outros países, mas sua sede deve estar no território canadense. Outro aspecto a ter em mente é que você (o requerente) deve possuir mais de 50% dos direitos de voto da empresa. No entanto, essa porcentagem pode ser compartilhada com uma organização incubadora (mais sobre isso daqui a pouco!)


Carta de apoio da instituição


Como mencionado, para solicitar um Programa StartUp Visa e imigrar para o Canadá, você precisa do apoio de uma instituição designada e isso é feito na forma de uma carta. Existem três tipos de instituições que podem ajudá-lo em seu processo de imigração:

  • Capital de risco: com esse tipo de investimento, a instituição fornece suporte financeiro e especializado em retorno do patrimônio dos negócios, o que significa que ela também teria direitos de decisão e de voto. Se você está procurando um investimento de capital de risco para solicitar seu StartUp Visa, é necessário que você receba pelo menos CAD $ 200.000 de tal instituição.
  • Investidores anjos: Esse investimento geralmente vem de um indivíduo com alto patrimônio líquido, em troca do patrimônio da empresa. Isso significa que, embora tenha direito ao retorno monetário do investimento, não tem direitos de tomada de decisão na sua empresa. Para o programa Startup Visa, você deve receber pelo menos CAD $ 75.000 do seu investidor anjo.
  • Empresa incubadora: Também chamada de aceleradora, uma empresa incubadora trabalhará com você para desenvolver seus negócios, fornecendo serviços como treinamento de gerenciamento ou espaço de escritório. Nesse caso, você não precisa de nenhum suporte financeiro para solicitar seu StartUp Visa.
  •  

Proficiência no idioma


Assim como em outros programas de imigração para o Canadá, o programa Startup Visa também exige uma certa compreensão do idioma local, comprovada por um exame de idioma (TCF ou TEF para francês e CELPIP ou IELTS General para inglês). No entanto, quando comparado a outros programas de imigração, a pontuação mínima é relativamente baixa: um CLB (Canadian Language Benchmark) 5 é suficiente. Você pode ver a pontuação do teste equivalente ao CLB abaixo:




Prova financeira


Mesmo que você esteja abrindo um negócio promissor no Canadá, isso não significa que você pode contar com sua receita para se estabelecer no país. Assim como os outros programas de imigração para o Canadá, você deve provar que tem o suficiente para se sustentar por 1 ano no país, sem depender dos lucros da sua empresa. Para uma pessoa, o valor necessário é de CAD $ 12.960; para duas pessoas, o valor sobe para CAD $ 16.135.


Como me tornar proprietário de uma empresa no Canadá?


Agora, é hora de colocar seu plano de negócios em prática! Mas o que você precisa para abrir as portas da sua empresa?


Defina o tipo de seu negócio


Não apenas na área de operação, mas em sua gestão! Existem alguns tipos de administração de empresas:

  • Propriedade exclusiva – apenas o proprietário (você) é o gerente da empresa.
  • Parceria – dois parceiros compartilham a gerência.
  • Corporação – a administração é dividida pelos acionistas
  • Sociedade – a empresa visa ajudar a sociedade e não tem fins lucrativos.
  • Cooperação – a gerência pertence àqueles que são cooperadores da empresa.

Registre!

startup visa letter

Para abrir seu próprio negócio No Canadá, você precisa se registrar o seu BN – Business Number (Número Comercial), o equivalente ao CNPJ. É assim que sua empresa será conhecida a nível municipal, provincial e federal no Canadá!


Você está pronto para começar sua aventura de negócios no Canadá? Conte com nossa equipe de consultores regulamentados para imigrantes para ajudá-lo em sua jornada. Marque uma consulta agora!
Ficou alguma dúvida? Assista nosso vídeo sobre o assunto em nosso canal no Youtube: