Dicas Canadá

Como Trabalhar no Canadá

A economia canadense está em crescimento, e com isso, as oportunidades de emprego no Canadá também estão aumentando. O seu sonho é trabalhar no Canadá? Então preste atenção nas diferentes formas de construir sua carreira em solo canadense e o que você precisa para tornar esse sonho realidade.
Algo que você deve manter em mente é que não há uma maneira de aplicar para uma permissão de trabalho (work permit) por si só – a solicitação deve estar atrelada a outro processo. Listamos as opções abaixo:


Sendo um estudante de um curso superior

Se você estiver em um programa superior (universidade ou college) reconhecido pelo governo canadense, nos períodos de aula é permitido trabalhar part time (20 horas por semana) e durante as férias, é possível trabalhar 40 horas por semana. Mas atenção: se você decidir “trancar” um período por conta própria, você não terá o direito de trabalhar full time!


Concluir um curso superior e já ter feito a matrícula para um segundo curso superior.

Student

O estudante tem a possibilidade permanecer no Canadá e de trabalhar full time por até 150 dias após o recebimento do documento certificando a conclusão do primeiro curso, desde que já tenha a carta de aceitação (LOA) do segundo curso que pretende fazer.


Sendo acompanhante (cônjuge) de um estudante de curso superior.

Desde que o seu parceiro/a esteja cursando uma universidade ou college, em um programa de pelo menos 8 meses, full time, em uma instituição pública ou um curso em nível degree (bacharelado ou masters) em uma escola particular, você tem o direito de aplicar para um Open Work Permit, que permite que você exerça qualquer profissão, full-time. Essa permissão de trabalho tem como validade o período de duração do curso do cônjuge.
No caso de seu parceiro precisar cursar um Pathway (preparatório de inglês acadêmico)  antes de iniciar os estudos superiores, você receberá o Work Permit, desde que tal programa aconteça na mesma universidade ou college onde o cônjuge fará o curso superior e ele possua uma CLOA (Conditional Letter of Acceptance).


Post Graduation Work Permit (PGWP)

O PGWP é uma permissão de trabalho para estudantes internacionais após a graduação em cursos de pelo menos 8 meses, full time, em uma instituição reconhecida pelo governo canadense com um DLI (Designated Learning Institution), pública ou um em nível degree (bacharelado ou masters) em uma escola particular. O período do Work Permit será concedido pelo oficial de imigração, no momento da sua aplicação para o PGWP e leva em consideração o tempo dos seus estudos no Canadá. O estudante pode fazer a aplicação em até 180 dias após o recebimento do primeiro do primeiro documento comprovando o término do curso. Esse tipo de permissão é uma ótima oportunidade para obter uma experiência de trabalho canadense na área escolhida. Se você quer saber mais sobre esse tipo de visto, pode conferir o nosso vídeo completo sobre o PGWP.


Tendo um LMIA.

handshake

O LMIA (Labour Market Impact Assessment) conta com o suporte de um empregador, ou seja, é uma oferta de trabalho (job offer) feita por uma empresa canadense. Para poder aplicar para o LMIA, o empregador deve comprovar para o Governo do Canadá que sua contratação é essencial e não está tirando o direito de nenhum nativo canadense pela vaga. Esse tipo de permissão normalmente tem a duração de 1 a 2 anos e está vinculado à empresa, posição e localidade em questão. Uma das vantagens desse programa é que uma job offer concede pontos extras no sistema de Express Entry – um dos principais métodos utilizados para imigrar para o Canadá.


Possuindo uma residência permanente.

Se você é um residente permanente do Canadá, sendo por um programa federal, provincial, ou Spouse Sponsorship, tem os mesmos direitos de um cidadão canadense (a não ser o passaporte e o voto nas eleições) – isso é, pode trabalhar full time no país.


Bridging Work Permit

Se você tem um work permit próximo do vencimento (nos próximos 4 meses) e está aguardando a resposta da sua aplicação para residência permanente, você pode pedir o Bridging Work Permit, que lhe dará o direito de continuar trabalhando full time até o veredito de sua aplicação for finalizado.


E quais documentos preciso para trabalhar no Canadá?



Seja part time ou full time, você precisa do SIN (Social Insurance Number) para poder trabalhar legalmente no Canadá. Mas sem estresse: O processo todo não deve levar mais do que 15 minutos. Basta você se dirigir até um Canada Service Centre com a sua documentação (passaporte, work e/ou study permit). Um oficial irá avaliá-los e providenciar o número na mesma hora.


Atenção:

Se você está no Canadá para um curso de Inglês, com um Visto de Turista ou eTA, NÃO é permitido trabalhar, part ou full time.

Existem outros opções de conseguir uma permissão de trabalho, como o Global Talent Stream e o Work Holiday Visa – mas são programas sazonais que nem sempre possui vagas abertas para brasileiros.

Está pronto para alavancar a sua carreira com uma experiência de trabalho canadense? Entre em contato com a e-Visa e um de nossos consultores traçará para a melhor estratégia para você!